Fonte: Previ | Seção: Notícias | Imagem: Reprodução Internet/Previ | Data: 03/02/2025
A partir de agora, demonstrativo será disponibilizado exclusivamente pelo autoatendimento do site e app
A partir de 2025, a Previ não enviará mais, pelos Correios, o comprovante de rendimentos para a declaração do Imposto de Renda pelo correio. Os demonstrativos serão disponibilizados exclusivamente por meio digital, a partir de 28/2.
A medida, além de ser mais sustentável e evitar gastos desnecessários com impressão e postagem, torna mais seguro o acesso às informações ao evitar a possibilidade de vazamento de dados do documento impresso por perda ou extravio.
Para acessar a versão digital do comprovante é bem simples. No app Previ, vá no menu lateral esquerdo, escolha o plano, clique em Demonstrativo para IR, preencha o ano base e selecione o tipo de demonstrativo. Na sequência, clique em Gerar PDF e pronto! O app ainda tem um diferencial: além de baixar o PDF, é possível usar mais recursos, como encaminhar o documento por e-mail ou WhatsApp e visualizar o demonstrativo na tela.
No site, basta acessar o Autoatendimento e clicar na opção Meu Plano > Imposto de Renda > Demonstrativos para IR. Na sequência, selecione o ano-base, o tipo de demonstrativo e em seguida baixe o relatório em formato PDF.
Os associados do Previ Família já contavam com o demonstrativo 100% digital no autoatendimento do site ou do app, opção Imposto de Renda.
Mantenha seus dados atualizados
Para baixar seu comprovante e não ter surpresas na hora de fazer a declaração, é preciso se certificar de que seu acesso ao autoatendimento do site ou app está funcionando normalmente. Verifique se sua senha e segundo fator de autenticação (e-mail ou celular) estão válidos.
E não se esqueça: sempre que mudar algum dado de contato, atualize seu cadastro junto à Previ. A troca pode ser feita no Autoatendimento do site, na opção Meu perfil > Meu cadastro; no App, opção Cadastro, ou pela Central 0800 729 0505.
Caso não lembre ou não tenha uma senha, você precisará clicar em “Esqueci a senha” ou em “Ainda não tenho senha”, conforme o caso. No passo seguinte, você precisará confirmar alguns dados pessoais para receber uma senha provisória no e-mail cadastrado junto à Previ. No primeiro acesso, é preciso alterar a senha provisória, na seção Meu Perfil > Troca de senha.
Outra opção para trocar sua senha é ligar para a Central 0800 729 0505, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. No atendimento automático, escolha a opção 8 (“senha”) e, em seguida, a opção 0 (“falar com um de nossos funcionários”). Depois de confirmar os dados pessoais com o atendente, você poderá gravar a nova senha.