Previ é destaque no ranking do Prisma Fiscal e no Top 5 do Bacen

Fonte: Previ | Seção: Notícias | Imagem: Reprodução Internet/Freepik | Data: 09/01/2026

Desempenhos reforçam compromisso com a segurança e a sustentabilidade dos planos

Em meados de 2025 a PREVI passou a integrar o Prisma Fiscal, pesquisa conduzida pela Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda, que reúne as projeções de dezenas de instituições do mercado, como bancos, corretoras e consultorias, para os principais indicadores da política fiscal brasileira.

A pesquisa agrega estimativas para variáveis fundamentais, como resultado primário, resultado nominal, dívida pública, receitas e despesas do governo, servindo de base para análises de política econômica, decisões de investimento e avaliação das contas públicas do país. 

Em menos de um ano de participação, a Previ alcançou o 3º lugar no pódio nacional, figurando entre as cinco instituições que mais acertaram a projeção do Resultado Nominal do Governo Central no Pódio de Curto Prazo, ranking que considera o menor erro absoluto médio de previsão no período de junho de 2025 a novembro de 2025.

Top 5 Banco Central

A Previ também foi reconhecida no ranking Top 5 do Banco Central, sistema de classificação que avalia o desempenho das instituições participantes do Boletim Focus. O ranking considera o grau de acerto das projeções econômicas em diferentes horizontes de tempo entre mais de 100 instituições do mercado financeiro.

A entidade está presente no ranking da variável de câmbio de médio prazo no quarto trimestre de 2025, resultado que se refere a uma das frentes mais desafiadoras da análise econômica, já que o comportamento do câmbio é marcado por alta volatilidade e influenciado por uma combinação complexa. A Previ aparece ainda, mais uma vez, em primeiro lugar no ranking de projeções para a Selic de curto prazo. 

Esses desempenhos evidenciam a robustez técnica, a qualidade dos modelos de previsão e a capacidade analítica das equipes da Previ, que conseguem antecipar movimentos relevantes mesmo em ambientes incertos, contribuindo para uma gestão eficiente dos investimentos e reforçando o compromisso da Previ com a segurança e a sustentabilidade dos planos de seus participantes no longo prazo.