Fonte: Previ | Seção: Notícias | Imagem: Reprodução Internet – Previ | Data: 29/10/2025
Em entrevista ao podcast, Cláudio Gonçalves tratou de temas como imunização do Plano 1 e protagonismo em investimentos responsáveis.
Em entrevista ao podcast Wealth Point, do portal NeoFeed, o diretor de Investimentos da Previ, Cláudio Gonçalves, falou do bom desempenho da Previ no ano de 2025, destacou a estratégia de imunização do passivo do Plano 1 e reafirmou o ativismo da Previ nos investimentos responsáveis.
Ao longo do bate papo com a jornalista Patrícia Valle, Golçalves comentou que a estratégia de reduzir a exposição à renda variável e ampliar a alocação em NTN-Bs está alinhada à maturidade do Plano 1, que hoje conta com 98% dos participantes em fase de recebimento de benefícios. “Estamos aproveitando uma janela de oportunidade em títulos públicos que oferecem excelente aderência ao nosso passivo previdenciário”, explicou Cláudio.
Mesmo com uma carteira mais enxuta em ações, o diretor reafirmou que o ativismo da Previ em investimentos sustentáveis permanece firme. “O que talvez mude é a amplitude, não a forma de atuação. Nosso ativismo não mudará”, destacou. Recentemente, a Previ anunciou a candidatura de Cláudio ao board do PRI (Principles for Responsible Investment), na categoria Asset Owner.
A entrevista também abordou a virada de resultado do Plano 1, que saiu de um déficit de R$ 3 bilhões em 2024 para um superávit estimado em mais de R$ 3 bilhões em outubro de 2025. Segundo Cláudio, essa recuperação é fruto de uma gestão técnica, responsável e focada no compromisso com os associados.






