Confira o boletim de Cenários econômicos de março

Fonte: Previ | Seção: Notícias | Imagem: Reprodução Internet – Previ | Data: 31/03/2025

Acompanhe a análise da conjuntura econômica atual.

No boletim Cenários Econômicos deste mês, apresentamos os valores da inflação de fevereiro, medida pelo IPCA, que apresentou uma variação de +1,31%, a maior para o mês desde 2003.  

O documento também analisa os produtos que mais influenciaram na variação do índice. O grupo Educação, que tem peso de 5,95% no orçamento familiar, registrou a maior alta no período, +4,7%. Já o grupo “Alimentação e bebidas”, que tem o maior peso na renda das famílias, com 21,87%, registrou alta de 0,70% no IPCA do último mês.  
 
No âmbito interno, o documento analisa a atividade econômica e o produto interno bruto (PIB), além de abordar a decisão unânime do Comitê de Política Monetária (Copom) de elevar a taxa Selic em 1 ponto percentual, para 14,25% a.a. Essa foi a quinta alta consecutiva e levou a taxa básica de juros ao maior patamar desde 2016.  
 
Em relação ao cenário internacional, o boletim destaca as eleições na Alemanha, detalha a conjuntura econômica e as medidas tomadas pela maior potência europeia em resposta aos desafios impostos econômicos. O documento aborda, também, a política monetária dos Estados Unidos e a decisão do Federal Reserve, o banco central americano, de manter a taxa básica da economia no mesmo patamar, entre 4,25% e 4,5%.  

O boletim também analisa a curva de juros e os segmentos de renda fixa e variável.  Por fim, apresenta as projeções do mercado, captadas pelo Bacen, para os indicadores de inflação (IPCA), câmbio, Selic e PIB, para os anos de 2025 e 2026. 

Cenários Econômicos 

O boletim Cenários Econômicos é um conjunto de análises produzido mensalmente pela Gerência de Inteligência de Mercado e Risco de Negócios, com informações relevantes para os participantes da Previ sobre os principais fatos e atualizações ocorridas no mês de referência. Ele está disponível aqui no site da Previ em Investimentos > Cenários Econômicos e no app Previ, na seção Cenários Econômicos.