Começou alguma terapia? Assine a guia de comparecimento a cada sessão!

Fonte: Cassi | Seção: Notícias | Imagem: Reprodução Internet | Data: 22/09/2025

A CASSI tem intensificado as ações para prevenir e combater fraudes em seus planos de saúde, contando com o apoio da inteligência artificial, que, a partir do cruzamento de informações, permite identificar indícios de irregularidades. Além disso, a CASSI conta também com o engajamento dos participantes para denunciar ocorrências suspeitas, o que fortalece ainda mais os mecanismos de proteção.

A participante Najla Roberta Oliveira Maurmann, de Roraima, teve uma surpresa ao olhar o extrato de uso do seu plano: “entrei no aplicativo para saber a data exata de uma consulta e ao abrir o histórico de utilização, percebi diversas solicitações de autorização de sessão para uma clínica de psicologia, na qual fui a duas sessões. Nas duas datas me disseram que estavam sem guia da CASSI e que me avisariam para assinar depois. Porém, já havia solicitação de aproximadamente 30 sessões inclusive referentes a atendimento em datas que eu estava em viagem.”

Najla contatou a CASSI e descobriu que a clínica tinha enviado guias de atendimento assinadas por alguém. “Certamente não era minha assinatura.” Diante do que descobriu, Najla resolveu também olhar o histórico de utilização do plano pelo filho dela e identificou que outra clínica credenciada havia efetuado cobrança em duplicidade de sessões de psicoterapia.
Você, participante, tem um papel fundamental na identificação de irregularidades ou possíveis fraudes. Confira abaixo as dicas que preparamos para você:

Qual seu papel?

  • Assinar a guia de comparecimento somente no dia do atendimento e após sua realização.
  • Acompanhar as autorizações em seu nome, pelo aplicativo ou pelo site CASSI.
  • Comunicar à CASSI eventuais divergências entre o atendimento realizado e o que foi autorizado ou cobrado pelo prestador de serviços.

    Onde acompanhar?
  • AUTORIZAÇÕES: acompanhe pelo app ou site CASSI, clicando em Autorizações, após login.
  • COBRANÇAS: veja Extrato de Utilização, no app ou no site, após login. A informação aparece no mês em que o prestador apresentar a fatura, mas serão informadas a data de autorização/realização do atendimento, o valor pago pela CASSI e o valor de coparticipação, se houver.

    Como contestar?

    As autorizações de procedimento geram notificações ao participante, pelo app e pelo site. Na mensagem há um botão para contestar o procedimento, caso não reconheça.
    No caso da Najla, a CASSI apurou as informações e já está adotando as providências administrativas cabíveis.
    Exigir do prestador de serviços a guia do procedimento para ser assinada logo após a sessão é uma das formas de contribuir para combater fraudes contra o plano de saúde. Caso o prestador não apresente, como aconteceu no caso da Najla, o participante pode e deve avisar imediatamente a CASSI.

Clique aqui para ver mais dicas de combate a fraudes contra o seu plano!