Fonte: Cassi| Seção: Notícias | Imagem: Reprodução Internet/Cassi Data: 12/11/2024
A CASSI assinou na última sexta-feira, 8 de novembro, mais um convênio de reciprocidade. Desta vez foi com a GEAP, autogestão dos servidores públicos federais, estaduais e municipais. A CASSI completou, no início deste ano, 80 anos, e a GEAP tem 79 anos de existência. Assim como a CASSI, a GEAP é uma das maiores autogestões do país.
As autogestões em saúde são entidades sem fins lucrativos que buscam garantir a prestação permanente de serviços de saúde para seus respectivos participantes. A parceria entre as autogestões são estratégias para enfrentar um mercado que impõe custos assistenciais crescentes, geralmente com taxas mais de duas vezes superiores aos índices oficiais de inflação.
Pelo convênio de reciprocidade uma operadora de autogestão pode utilizar a rede credenciada de outra operadora, também de autogestão, sob o compromisso de ressarcimento dos custos assistenciais e operacionais à detentora dos contratos de credenciamento. Assim, as autogestões buscam, de forma solidária, disponibilizar sua rede credenciada para outra, principalmente nos locais onde a parceira tem poucos participantes e, consequentemente, maior dificuldade para fazer mais credenciamentos.
FORÇA NEGOCIAL
Esse é o 28º convênio de reciprocidade da CASSI, que tem uma rede de 28 mil prestadores credenciados no país. Essas parcerias, com a GEAP e com as demais autogestões já conveniadas, aumentam o poder de negociação da CASSI junto aos prestadores de serviços de saúde, com possibilidade de redução de preços em função do número de vidas que atendidas.
COBERTURA ASSISTENCIAL
Os convênios de reciprocidade também permitem aumentar as chances de novos credenciamentos, principalmente nas cidades do interior, com menor oferta de serviços, em função do aumento de vidas que a CASSI passa a representar.
Além disso, os convênios também podem permitir utilizar as redes locais dos nossos parceiros, naqueles estados em que suas redes de prestadores são maiores do que as nossas, como são os casos dos convênios: com o antigo BESC (incorporado pelo BB) onde utilizamos a rede credenciada do SIM (plano de saúde do BESC); com a CASSEMS, autogestão dos servidores do governo do Mato Grosso do Sul; e com a CABERGS, autogestão dos funcionários do Banco do Estado do Rio Grande do Sul.
OPERAÇÃO SEGURA
Os convênios de reciprocidade são autorizados e normatizados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Na CASSI, são autorizados pelo Conselho Deliberativo após análise de viabilidade feita pela Diretoria Executiva, e mediante a constituição prévia de garantia financeira correspondente à média de uso e de gasto da convenente
Para o Diretor de Risco Populacional, Saúde e Rede de Atendimento, Fernando Amaral, “A solidariedade, a união e o compartilhamento de esforços são fundamentais para enfrentar os desafios do mercado de saúde suplementar, promovendo uma vida melhor aos nossos participantes, por meio da atenção integral à saúde”.