Fonte: Cassi | Seção: Notícias | Imagem: Reprodução Internet | Data: 24/09/2025
A CASSI recebeu nesta quarta-feira, 24 de setembro, a visita de deputados federais com forte relação com o maior plano de autogestão do país, Reimont Luiz Otoni (PT-RJ) e Tadeu Veneri (PT-PR). Na apresentação aos parlamentares, o presidente da CASSI, Claudio Said, destacou a abrangência do plano, disponível para 922 mil pessoas, somando 575 mil participantes diretos e os beneficiários de outras 30 operadoras de autogestão atendidos por meio de convênios de reciprocidade.
Said mostrou a estrutura de atendimento, com 28 mil credenciados – a maior rede do país -, Telessaúde 24 horas e 63 serviços próprios que estão sendo ampliados e recebendo melhorias para levar a atenção primária à saúde a 100% dos participantes. “Investimos onde importa e nosso propósito é inegociável: promover a saúde do participante em todas as fases da sua vida. Não há outra finalidade que não seja essa”, reforçou Said. O resultado dos investimentos em estudos populacionais recentes também foi apresentado aos parlamentares, como recurso que tem permitido identificar, por meio de inteligência artificial, as doenças recorrentes e a predisposição de adoecimento futuro nos participantes. Essas pessoas passam a ser acompanhadas para evitar o desenvolvimento ou agravamento das doenças, explicou.
“A CASSI não é somente um patrimônio dos funcionários e aposentados do Banco do Brasil, mas da sociedade. Dá um aporte de grande estabilidade e confiança para os trabalhadores e, diferentemente dos planos que visam lucro, ela visa o bem dos funcionários e por isso é extremamente necessária”, disse o deputado paranaense, Tadeu Veneri, aposentado do BB e que contou com a CASSI para cuidar da sua saúde e dos quatro filhos, nascidos todos com a cobertura do plano. “A CASSI foi a principal referência para mim e para a minha família, sempre espaço de acolhimento, que nos deu a segurança de ter atendimento quando precisávamos. E segue sendo a melhor âncora para os trabalhadores do Banco do Brasil, uma certeza de que terão assistência médica quando necessário.”
O deputado Reimont, também aposentado do BB e associado à CASSI, destacou a importância da Instituição para o país como promotora de saúde. “A grandiosidade dessa empresa está na perspectiva da prevenção com que atua, pois esse é o caminho”, disse. Ele também falou da necessidade de aumentar a sensibilização do parlamento para a realidade das autogestões. “A autogestão é solução para a saúde e confirmamos, nessa apresentação, a competência da gestão deste que é um plano de vida, mais do que um plano de saúde.”
A presidente do Conselho Deliberativo da CASSI, Graça Machado, defendeu a valorização da Instituição também pelo seu modelo solidário. “A CASSI é um plano de saúde solidário. É uma gestão participativa. É uma gestão de empregados e patrocinador, compartilhada, que precisa ser defendida por quem defende a democracia. Nosso plano de saúde é, sem dúvida, o melhor plano de saúde do Brasil”
Participaram do encontro os diretores da CASSI, Alberto Júnior, Fernando Amaral e Hugo Pena Brandão, André Machado, gerente executivo de Relações Institucionais do Banco do Brasil. A Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão e dos Beneficiários da Saúde Suplementar (Anapar) também foi convidada e esteve representada por Marcel Barros, presidente da associação. Após a apresentação, na Sede da CASSI, os visitantes conheceram a CliniCASSI Brasília, referência para atendimento dos participantes na Capital Federal.