Banco do Brasil vai ampliar uso de Pix Automático para todos os clientes na próxima quinta-feira

Fonte: Jornal Extra Globo | Seção: Notícias | Imagem: Reprodução Internet | Data: 26/05/2025

Consumidores poderão autorizar pagamento automático de contas recorrentes, como mensalidades escolares, academias, contas de serviços e assinaturas

Por Marcos Furtado — Rio de Janeiro

O Banco do Brasil (BB) vai ampliar, a partir da próxima quinta-feira (dia 29), o uso do Pix Automático para todos os clientes do tipo pessoa física que quiserem usar a ferramenta como pagadores. Do lado das empresas, a funcionalidade estará disponível para quem for recebedor dos valores. A ferramenta permitirá que o consumidor autorize o pagamento automático de contas recorrentes, como mensalidades escolares, academias e contas de serviços. A função é muito parecida com o débito automático tradicional, mas agora com a agilidade do Pix.

Com a expansão, o Banco do Brasil foi primeira instituição financeira a concluir a fase de testes do Pix Automático junto ao Banco Central. A função atingiu 100% de aderência na instituição antes do prazo oficial definido pelo BC, que prevê o início da operação do Pix Automático em todo o mercado a partir de 16 de junho.

Segundo o BB, seus clientes podem habitar o Pix Automático por meio de uma solicitação da empresa que vai operar a cobrança via notificação no aplicativo do banco. A autorização precisa ser feita uma única vez, e, a partir daí, os pagamentos serão realizados automaticamente — tanto com valores fixos quanto variáveis.

O cliente também poderá ativar a função escaneando um QR Code fornecido pela empresa. Esse meio pode ser usado pode ser usado para:

  • Adesão direta ao Pix Automático via QR Code — O cliente escaneia o QR Code e já autoriza de imediato as cobranças futuras. Ele não precisa fazer um primeiro pagamento manual. Tudo já começa no modo automático.
  • Pagamento da primeira recorrência com adesão imediata — O cliente escaneia o QR Code, faz o pagamento da primeira cobrança manualmente, e ao final dessa operação já autoriza as próximas cobranças automáticas.
  • Pagamento inicial com posterior convite à adesão — O cliente escaneia o QR Code, faz o primeiro pagamento, mas não autoriza o Pix Automático de imediato. Depois, ele recebe um convite para autorizar as cobranças automáticas futuras.

Após a autorização do cliente, o banco realiza o débito na conta de forma automática, na data combinada, sem a necessidade de novas permissões a cada transação. De acordo com o BC, as transferências podem ser semanais, mensais, trimestrais ou anuais. Entre os principais benefícios para os consumidores, está a praticidade — com menos risco de esquecer pagamentos.

Além disso, o BB terá a função de acompanhamento de todos os débitos agendados e alteração e cancelamento das transferências diretamente pelo aplicativo. Também será possível receber notificações sobre o andamento das cobranças e avisos em caso de saldo insuficiente. Se isso acontecer, o banco tentará debitar o valor mais duas vezes de forma automática.

O que muda para as empresas

Para receber as transferências, as empresas interessadas precisam firmar um convênio com o Banco do Brasil para gerenciar os recebimentos.

Um dos diferenciais para os recebedores é o aumento no prazo para o envio da agenda de cobranças. Hoje, é preciso encaminhar as informações entre dois e dez dias antes da data de vencimento. Com o Pix Automático, o prazo será ampliado para até 90 dias.

Esse tempo maior deve facilitar a organização dos pagamentos em períodos como férias coletivas ou recesso. Outro recurso oferecido é o split — divisão — de pagamentos, que permite dividir o valor entre até seis contas diferentes.

Outros bancos também oferecem o Pix Automático