Fonte: Extra | Seção: Notícias | Imagem: Reprodução Internet | Data: 03/02/2025
Muito comum no cardápio diário de milhões de brasileiros, a mandioca, também chamada de aipim ou macaxeira, mostrou que é benéfica para a saúde do intestino em um estudo realizado por pesquisadores brasileiros.
“Os resultados mostram que as cultivares de mandioca causaram mudanças benéficas na composição e na atividade metabólica da microbiota intestinal humana de celíacos. As cultivares OUR e UPI (tipos de mandioca) do Nordeste e Sul do Brasil podem ser consideradas potenciais ingredientes prebióticos para uso na formulação de alimentos funcionais e suplementos alimentares”, escreveram os autores do estudo.
De acordo com a pesquisa, publicada na revista científica “Food Research International”, a raiz tem potencial prebiótico, o que significa que ela estimula o crescimento e a atividade de bactérias favoráveis ao intestino.
O alimento também se mostrou uma opção vantajosa para pessoas celíacas, isto é, aquelas que apresentam intolerância ao glúten (proteína presente na aveia, no trigo, no centeio e seus derivados) podem incluí-la na rotina alimentar.
A equipe de cientistas analisou amostras de diferentes tipos de cultivos de mandioca. A partir deles, estudaram a composição química de forma detalhada e também avaliaram os efeitos do consumo da raiz no organismo através de testes feitos no decorrer do processo de digestão.
Segundo a nutricionista Viviana Navarro, pós-graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) — que não participou do estudo, mas é especialista no assunto —, as descobertas representam uma boa notícia, já que a macaxeira é um ingrediente comum no país e de custo relativamente baixo. Aliado a isso, o fato de que ela favorece o equilíbrio da microbiota, melhorando a atividade intestinal, influencia diretamente nas nossas emoções.
— O intestino é considerado o nosso segundo cérebro. Boa parte das nossas emoções são reguladas pela microbiota intestinal. Inclusive, a maior parte da serotonina (conhecida como hormônio do bem-estar), de 70% a 90%, é produzida no intestino — explica Viviana.
Outro aspecto destacado pela nutricionista é que a pesquisa também aborda o fato de a raiz ser naturalmente isenta de glúten:
— O que oferece uma alternativa segura e nutritiva para que pessoas com doença celíaca consigam substituir alimentos como o pão no café da manhã.
Receita com a mandioca
O escondidinho de frango com mandioca, recomendado por Viviana Navarro, é rico em carboidratos complexos, proteínas magras e fibras. A nutricionista afirma que é uma opção para almoço ou jantar com alto valor nutricional que rende até 4 porções.
Ingredientes:
- 500g de mandioca cozida
- ½ xícara de leite ou bebida vegetal (opcional, para dar cremosidade)
- 1 colher de sopa de azeite de oliva
- 300g de frango desfiado
- 1 tomate picado
- ½ cebola picada
- 1 dente de alho picado
- Sal, pimenta e ervas a gosto
Modo de preparo:
- Cozinhe a mandioca até ficar bem macia e amasse até formar um purê. Adicione o leite (se desejar) e o azeite de oliva para deixar mais cremoso. Tempere com sal e pimenta.
- Em uma panela, refogue a cebola e o alho no azeite. Adicione o tomate picado e cozinhe até desmanchar.
- Acrescente o frango desfiado, tempere a gosto e cozinhe por mais alguns minutos.
- Em um refratário, coloque uma camada do purê de mandioca, o frango temperado e cubra com o restante do purê.
- Leve ao forno a 180°C por 15 minutos para aquecer e dourar levemente.