Fonte: G1 | Página: Online | Seção: Notícias/Economia | Imagem: Reprodução Internet | Data: 04/08/22
Por Darlan Alvarenga, g1
Caderneta de poupança seguirá com retorno fixo de 6,17% ao ano + TR e continuará perdendo para outras aplicações de renda fixa. Veja comparativo de rentabilidade e os investimentos mais buscados.
A nova alta da taxa básica de juros vai encarecer o crédito, mas também representa oportunidade para investimentos, uma vez que diversas aplicações em renda fixa passarão a oferecer retornos maiores.
O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu nesta quarta-feira (3) elevar a Selic de 13,25% para 13,75% ao ano, no 12º aumento consecutivo na taxa básica de juros da economia.
A elevação dos juros em mais 0,5 ponto percentual irá aumentar os rendimentos de investimentos que acompanham a Selic como CDBs (Certificado de Depósito Bancário), títulos privados e do Tesouro Direito, superando de longe o retorno oferecido pela tradicional caderneta de poupança.
Mesmo com a Selic subindo para 13,75% e com a inflação anual ainda na casa de dois dígitos, a poupança seguirá com o retorno travado em 6,17% ao ano + TR (Taxa Referencial).
Veja abaixo simulações de rentabilidade nas principais aplicações de renda fixa e o ranking dos investimentos mais buscados.
Comparativo de investimentos
Simulações do buscador de investimentos Yubb mostram que, com a Selic a 13,75%, diversos investimentos em renda fixa ficarão mais atrativos, com uma rentabilidade líquida (descontada a inflação projetada e o imposto de renda) de até mais de 7% para o período de 12 meses. Veja quadro abaixo: