Aqui tem mais informações sobre o Pix para você

Quais as diferenças entre os QR Codes estático e dinâmico para o Pix?

O QR Code estático poderá ser utilizado em múltiplas transações, como entre duas pessoas, por exemplo. Ele permitirá a definição de um valor fixo para um produto ou a inserção do valor pelo pagador.

Já o QR Code dinâmico apresentará informações diferentes a cada transação e permitirá que dados adicionais sejam inclusos. Por isso, ele poderá ser usado para pagamento de compras em um supermercado ou restaurante, por exemplo, onde os valores das transações variam mais.

O QR Code dinâmico poderá ser gerado tanto por quem vai pagar quanto por quem receber. No caso do cliente, ele fará a captura com o celular e efetuará o pagamento. No caso do lojista, ele poderá gerar um código e deixar em seu balcão para que o seu cliente faça a leitura com a câmera do celular e realize a transação rapidamente.

 

Como funcionam as transferências entre bancos hoje?

Atualmente, as pessoas contam com duas opções para enviar dinheiro para outras contas em qualquer banco: o DOC e a TED.

Com o DOC, você pode transferir dinheiro de uma conta para outra durante dias úteis, desde que a transferência seja realizada até as 22h e não ultrapasse o valor máximo de R$ 4.999,99. Se todas as informações estiverem corretas, o dinheiro é disponibilizado na conta de destino no dia útil seguinte.

A TED também é realizada somente em dias úteis. Mas, se você transferir dinheiro de uma conta para outra até as 17h, o crédito acontece no mesmo dia. Nesse caso, não existe limite de valor.

As duas modalidades funcionam apenas em dias úteis. Por isso, transferências feitas durante fins de semana ou feriados só ficam disponíveis na conta no próximo dia útil.

 

Quando posso começar a usar o Pix?

O Pix foi anunciado em fevereiro de 2020 e poderá ser utilizado por todos os brasileiros a partir do início de novembro de 2020.

 

Quem criou o Pix?

O Pix é um Sistema de Pagamentos Instantâneos criado pelo Banco Central do Brasil.

 

O que preciso fazer para usar o Pix?

É fundamental manter o seu cadastro no Banco do Brasil atualizado. Isso é necessário porque informações como e-mail, número de telefone, CPF ou CNPJ têm um papel fundamental na identificação dos usuários e das transações nesse meio de pagamento. Por isso, não perca tempo e atualize o seu cadastro para estar pronto para usar a solução quando ela estiver disponível. Se estiver no computador, clique aqui para acessar o internet banking e atualizar o seu cadastro agora. Se estiver usando o celular, acesse aqui a área de atualização cadastral no app do BB. Caso tenha qualquer problema com o link anterior, é só abrir o App e clicar em Perfil>Meu cadastro.

 

O Pix é mais barato?

Sim! O Pix é um Sistema de Pagamentos Instantâneos pensado para melhorar a experiência do cliente e ampliar o número de pessoas com acesso ao universo financeiro. Por isso, nasce com a ideia de ser mais barato do que a TED e o DOC.

 

O Pix funciona todos os dias mesmo?

Sim! O Pix funciona todos os dias do ano, 24 horas por dia, e 7 dias por semana. Você faz a transação e, em alguns segundos, o dinheiro já chegou ao destino.

 

É o fim da TED e do DOC?

Não! O Pix vem para somar, não para substituir. É claro que, por ser mais barato e funcionar todos os dias do ano, a tendência é que ele seja mais usado a partir do seu lançamento.

 

Se eu fizer um Pix, mas digitar alguma informação errada, é possível fazer o estorno ou o cancelamento da transação?

Você poderá alterar o valor a ser pago ou cancelar a transação apenas antes de confirmar o pagamento. Após a confirmação, como a liquidação do Pix ocorre em tempo real, a transação não poderá ser cancelada. No entanto, você poderá negociar com o recebedor a devolução do valor pago, tanto de forma parcial como total.

 

O que acontece se eu fornecer informações incorretas em um Pix?

Ao tentar realizar um Pix, se algum erro ocorrer, você será alertado sobre o motivo pelo qual a transação não pôde ser efetivada. Se a situação que originou o erro for normalizada, você poderá tentar novamente.