A Previc aprovou o regulamento do plano voltado aos familiares dos participantes da Previ do Banco do Brasil. A aprovação do Plano Setorial Previ Família, que será viabilizado através do Fundo Setorial Abrapp, foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda, 11 de novembro. A Portaria n. 966/2019 informa ainda que a Abrapp figura na condição de instituidor setorial.
“Na condição de nossa maior associada, destacamos a importância do novo plano da Previ como uma referência para todo o sistema. Assim como outras importantes fundações como a Valia, Funcesp, Fachesf, Fusan, entre outras, a Previ é mais uma associada que acredita na viabilidade do plano família para ampliar o crescimento do sistema”, diz Luís Ricardo Marcondes, Diretor Presidente da Abrapp. Ele ressalta ainda o potencial da entidade para a adesão de grande número de participantes ao novo plano, que tem previsão de lançamento no primeiro trimestre de 2020.
“A Previ tem uma população expressiva de participantes e, por isso, representa um enorme potencial em termos de escala para a adesão de familiares”, comenta Luís Ricardo. Ele reforça ainda o impacto midiático do lançamento do novo plano para incentivo a que outras entidades sigam no mesmo caminho. “Sem dúvida, pode servir de modelo de engajamento e estímulo para as demais associadas”, prevê o Diretor Presidente. Ele destaca ainda o papel da atual direção da Previ na condução para a aprovação do novo plano, em especial, do atual Diretor Presidente da entidade, José Maurício Coelho, que também ocupa atualmente a posição de Presidente do Conselho Deliberativo da Abrapp.
Maior entidade fechada do país, a Previ possui atualmente 199,2 mil participantes. O novo plano poderá ser contratado por familiares dos associados da entidade – mais especificamente, consanguíneos até o 3º grau e por afinidade até o 2º grau. “Temos tradição e expertise com os planos da Previ, além de um olhar inovador em relação ao futuro. Nossa governança é considerada uma referência entre as entidades fechadas de previdência complementar. Essas são qualidades importantes, e temos uma expectativa positiva em oferecer essa oportunidade aos familiares dos associados”, diz José Maurício (foto).
O Previ Família será um plano de Contribuição Definida, sem contrapartida do patrocinador. O participante escolherá quanto contribuir a cada mês, e seu benefício será determinado pelo saldo poupado e pela rentabilidade dos investimentos. Ele terá características próprias, com investimentos separados dos outros planos da Previ – Plano 1 e Previ Futuro, diz comunicado da entidade.
O contexto da Reforma da Previdência também incentiva o lançamento do novo plano. “Num cenário de desafios para o mercado de previdência e para a economia de maneira geral, a criação de um novo plano de benefícios busca oferecer alternativas aos associados para assegurar seu futuro e proteger seus familiares”, diz Marcel Barros, Diretor de Seguridade da Previ. O dirigente explica ainda que a criação do novo plano contribui para a sustentabilidade da entidade, pois auxilia para que a organização se mantenha sólida e perene para cumprir sua missão de pagar benefícios de maneira eficiente, segura e sustentável.
O Globo: Adesão de 200 mil novos participantes por ano com os planos família
Para um setor conhecido como previdência fechada, os fundos nunca foram tão abertos quanto agora, noticia com todo o destaque no jornal O Globo, em suas edições impressa e digital, desta segunda, 11 de novembro, além o portal G1. Muitas entidades iniciaram este ano flexibilização inédita em suas regras de adesão, passando a permitir a entrada dos familiares de seus participantes. Segundo a Previc, que regula os fundos, já são 14 planos de previdência do tipo e outros seis prontos para sair.
A Abrapp estima que os novos planos devem atrair 200 mil participantes por ano e ajudar o setor a dobrar o patrimônio para R$ 2 trilhões até 2042. Na prática, a mudança permite aos fundos disputar com bancos e seguradoras pelo público que tende a buscar a previdência privada após a reforma do INSS, mas está exigindo uma transformação histórica na cultura e no negócio das fundações que, por serem sem fins lucrativos, são capazes de cobrar taxas competitivas. Além disso, apostam no retrospecto de rentabilidade — de 2005 a junho deste ano, o setor acumula ganho de 466%, contra 368% da taxa de referência CDI, segundo dados da Abrapp.
As entidades estão reconhecendo que as empresas estão cada vez menos dispostas a contribuir com a previdência do funcionário. E a própria reforma trabalhista está transformando o emprego tradicional — analisou Antônio Gazzoni, Diretor Institucional da Mercer. A matéria informa que a modalidade de planos família já foi anunciada por alguns dos maiores fundos do país, como Previ (ver acima), Valia (Vale) e Real Grandeza (Furnas). A Petros (Petrobras), segundo maior fundo do país, realiza estudos para lançar o seu no segundo semestre de 2020. Funcef (Caixa) e Fapes (BNDES) também avaliam projetos similares. “Antes, pescávamos em um aquário sabendo onde estavam os peixes. Agora, estamos em mar aberto”, comparou Edjair Alves, Diretor Presidente da Sebrae Previdência, cujo plano familiar já atraiu 1,3 mil participantes e R$ 11,3 milhões em oito meses.
A Funcesp, que lançou seu plano família (Familinvest) em maio, contratou um gerente comercial que tem entre suas funções vender o plano. Além disso, passou a realizar pesquisas com grupos focais, algo inédito no setor, para entender a cabeça de quem está dentro ou fora do plano. “É um marco porque o setor está saindo de um grupo fechado e se abrindo para outros públicos. É uma mudança estrutural com potencial de ser significativa no longo prazo — disse o presidente da Funcesp, Walter Mendes.
A tecnologia também tem tido papel central nessa estratégia. A Fundação Copel foi uma das pioneiras em planos familiares, lançando o seu no fim de 2017. Desde então, obteve a adesão de 3,7 mil novos participantes — equivalente a quase metade dos participantes ativos do plano tradicional. A utilização de um aplicativo voltado para adesões é peça-chave da estratégia da entidade para chegar a dez mil pessoas no novo plano.
Como os novos “clientes” são muito mais jovens que os participantes tradicionais, lembrou o Diretor Superintendente da Valia, Edécio Brasil, isso exige uma comunicação distinta daquela usada para falar com aposentados — muitas vezes baseada em atendimento por telefone ou pessoal. Por isso, um dos focos do fundo da Vale é promover seu recém-lançado plano familiar por meio de redes sociais. Em apenas duas semanas, houve adesão de 400 pessoas e mais 200 em processo de inclusão. (Jorge Wahl)
Fonte: ABRAPP.
Imagem: FUNDACRED.