(21) 2232-7561 | 2509-0347 | 97106-4896 | 98593-1490
aapbb@aapbb.org.br
Av. Rio Branco nº 185 – Salas 611 e 612 - Centro - RJ | CEP: 20040-007
Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
logo
  • Home
  • Conheça a AAPBB
  • Associe-se
  • Associados
    • Benefícios
    • Motivos para filiar-se à AAPBB
    • Atualização de Cadastro
  • Serviços
    • Ações Jurídicas
      • Ação Declaratória
      • Ação FGTS
      • Ação Revisão INSS
    • Biblioteca
    • Guia de Atendimento Hospitalar de Emergência
  • Comunicação
    • Informativos
    • Notícias
    • Artigos
    • Eventos
    • Galeria
  • Convênios
  • Utilidades
  • Fale Conosco
Início Notícias Federação Brasileira de Bancos lista dicas para consumidor se proteger ao comprar presencialmente pela internet, no cartão ou no Pix

Federação Brasileira de Bancos lista dicas para consumidor se proteger ao comprar presencialmente pela internet, no cartão ou no Pix

14 de novembro de 2023Editor AAPBB

Fonte: Info Money | Página: Online | Seção: Notícias | Imagem: Reprodução Internet | Data: 13/11/2023

Perfis falsos, links maliciosos e maquininhas fraudadas: como evitar golpes no ‘Esquenta Black Friday’?

A Black Friday, que acontecerá em 24 de novembro, se aproxima, e as promoções já pipocam por todos os lados — nas vitrines, TV, celular e na internet. Com o bombardeio de condições e preços especiais que despertam desejo e até euforia nos consumidores, o momento também é perfeito para os criminosos, que se aproveitam do descuido dos consumidores durante o evento promocional para aplicar golpes usando, sobretudo, a estratégia de “engenharia social”, que consiste na manipulação da vítima para que ela forneça informações confidenciais que serão usadas no roubo de dados e valores.

Os golpes são aplicados em diferentes modalidades, como:

  • Páginas falsas que simulam sites e-commerce;
  • Supostas promoções enviadas por e-mails, SMS e mensagens de WhatsApp que podem conter links maliciosos;
  • Perfis falsos nas redes sociais que investem em mídia para aparecer em páginas de compras e stories (no caso do Instagram) – inclusive com depoimentos de falsos compradores.

“Para dar credibilidade a um produto que está sendo vendido, golpistas usam sites de vendedores de depoimentos e bancos de fotos e vídeos internacionais para dar crédito ao produto e enganar o consumidor”, alerta Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

A primeira atitude para realizar uma compra segura na Black Friday — e em qualquer outra data do ano — é desconfiar. Segundo o executivo, se o produto ofertado está com o preço muito abaixo do que é vendido no comércio em geral, se vendedor o pressiona para fechar uma compra alegando que o item pode ficar indisponível ou cas0 não existam fotos ou vídeos de produtos com resultados mirabolantes, a chance de ser um golpe é grande.

Para ajudar os clientes a não cair em golpes, a Febraban listou algumas dicas e boas práticas que devem ser seguidas no “Esquenta Black Friday”. Veja a seguir:

Compras online

  • Ao comprar pela internet, a dica é sempre dar preferência aos sites conhecidos;
  • No caso de sites não conhecidos, antes de concluir qualquer transação, verifique a reputação do site em páginas de reclamações, como o Reclame Aqui;
  • Quando compramos pela internet, obrigatoriamente digitamos nossos dados pessoais e números do cartão para efetuar a transação. Por isso, a orientação é nunca usar um computador público ou de um estranho para efetuar compras;
  • Verificar com atenção as formas de pagamento oferecidas pelo e-commerce e desconfiar quando houver poucas opções – só PIX, por exemplo;
  • Sempre checar as políticas de troca e devoluções das lojas.

Redes sociais

  • Ao utilizar as redes socias para buscar um produto, sempre desconfie das promoções cujos preços sejam muito menores que o valor real do item. Os criminosos se utilizam da empolgação dos consumidores em fazer um negócio muito vantajoso para coletar informações e aplicar golpes;
  • Nunca preencher formulários com dados pessoais para ter acesso às promoções da Black Friday;
  • Golpistas criam perfis falsos de lojas e patrocinam seus posts nas redes sociais para que eles apareçam para mais pessoas, aumentando o número de potencias vítimas. Por isso, sempre verifique se a página tem selo de autenticação, número de seguidores compatíveis e também comentários de outros compradores;
  • Ainda nas redes sociais, sempre desconfie de páginas recém-criadas.

Cartão de crédito

  • Na hora de realizar uma compra online com cartão de crédito prefira o cartão virtual;
  • Ative sempre o serviço de avisos de transações feitas com o cartão, que informa instantaneamente o valor realizado para cada transação – seja por SMS, notificações ou mensagem de texto em aplicativo;
  • Ao comprar presencialmente com cartão, é importante conferir o valor na maquininha de pagamentos antes de digitar a senha;
  • Ainda nas compras presenciais, insira você mesmo o cartão na maquininha;
  • Caso tenha entregado o cartão ao vendedor na hora do pagamento, verifique se o cartão devolvido é realmente o seu — golpistas costumam aproveitar o momento de empolgação e aglomeração no comércio de rua para trocar o seu cartão.

Pix e boletos 

  • Ao realizar pagamentos com PIX, sempre pague dentro do ambiente da loja virtual [não aceite clicar em links que te levam a outra página ou site];
  • Quando o varejista fornecer o código QR Code, confira com atenção todos os dados do pagamento e se a loja escolhida é realmente quem irá receber o dinheiro. Só após essa checagem detalhada, confirme a transferência no aplicativo do seu banco;
  • Ao pagar com boleto, confira quem é a empresa beneficiária que aparece no momento do pagamento no aplicativo ou site do banco. Se o nome for diferente da marca ou empresa onde a compra foi feita, a transação não deve ser concluída.

Links e e-mails

  • Ao usar sites de busca, verifique cuidadosamente o endereço (URL) para garantir que se trata do site que deseja acessar. Fraudadores usam “links falsos patrocinados” para ganhar visibilidade nos resultados de buscas;
  • Atenção redobrada com e-mails de promoções que tenham links. Ao receber um e-mail não solicitado ou de um site no qual não esteja cadastrado para receber promoções, é importante verificar se realmente se trata de uma empresa idônea. Acesse o site digitando os dados no navegador e não clicando no link;
  • Fique atento ao e-mail do remetente. Empresas de grande porte não utilizam contas privadas como “@gmail”, “@hotmail”, “@outlook” ou “@terra”; entidades públicas sempre usam “@gov.br” ou “@org.br”.

 

Associe-se

Conheça os nossos benefícios e convênios. Faça parte da nossa família!

Associe-se aqui

Newsletter

    Cadastre o seu e-mail para receber informações da AAPBB, Banco do Brasil, CASSI e PREVI.



    Posts recentes

    • Aniversariantes de Dezembro: 01 a 15/12/2023
    • Conferência Cidadã (RJ): Uma CASSI mais inclusiva para pessoas com deficiência
    • Registro de vacina contra bronquiolite é aprovado pela Anvisa
    • Redução de juros do consignado INSS é artificial, diz Febraban
    • Previ: Progressivo ou Regressivo?

    Menu

    • Conheça a AAPBB
    • Associe-se
    • Convênios
    • Notícias
    • Informativos
    • Utilidades
    • Fale Conosco

    Posts recentes

    • Aniversariantes de Dezembro: 01 a 15/12/2023
    • Conferência Cidadã (RJ): Uma CASSI mais inclusiva para pessoas com deficiência
    • Registro de vacina contra bronquiolite é aprovado pela Anvisa
    • Redução de juros do consignado INSS é artificial, diz Febraban
    • Previ: Progressivo ou Regressivo?

    Siga-nos nas redes sociais

    Facebook
    Twitter
    LinkedIn
    Instagram

    Contatos

    Av. Rio Branco nº 185 – Salas 611 e 612 - Centro - RJ. CEP: 20040-007
    (21) 2232-7561
    (21) 2509-0347
    (21) 97106-4896 (Whatsapp)
    (21) 98593-1490 (Whatsapp)
    aapbb@aapbb.org.br
    © 2016-2022 Todos os direitos reservados. Desenvolvido e mantido por BrinaT.I