Fonte: PREVI | Página: Online | Seção: Notícias | Imagem: Reprodução Internet | Data: 06/09/2023
Evento organizado pela Previ proporciona debate sobre o investimento sustentável no Brasil
Como conciliar o sucesso econômico e os aspectos Ambientais, Sociais, de Governança e Integridade (ASGI) nos investimentos? Esse será o tema do Seminário de Investimentos, Governança e Aspectos Jurídicos da Previdência Complementar, o SIGA, que será realizado nos dias 3, 4, 5 e 6 de outubro, no Rio de Janeiro e será transmitido online em diversas redes sociais.
Será a primeira edição do evento, que está sendo organizado pela Previ em conjunto com outras entidades de previdência complementar, como a Anapar (Associação Nacional dos Participantes da Previdência Complementar), Funcef (Fundação dos Economiários Federais, da Caixa), Petros (Fundação Petrobras de Seguridade Social) e Valia (Fundação Vale do Rio Doce de Seguridade Social).
Governança
O setor de Regime de Previdência Complementar no Brasil – tanto de entidades fechadas quanto abertas – tem cerca de 17 milhões de pessoas e um patrimônio de R$ 2,50 trilhões, equivalente a 25% do PIB do país.
Investidores institucionais têm papel central na defesa da sustentabilidade do mercado financeiro. Em linha com o dever fiduciário pactuado ao assumir a gestão de recursos em nome de terceiros, é esperado que essas entidades possuam atuação responsável na gestão dos seus investimentos.
O SIGA é estruturado para fomentar a Governança e estreitar o relacionamento entre agentes de mercado relevantes para o setor de previdência complementar fechada. O objetivo é reunir um fórum representativo e qualificado para debater temas contemporâneos e trocar informações, incentivando as boas práticas de Governança na sociedade como um todo.
SIGA e ASGI
Entre os temas abordados estão a importância de as companhias incorporarem os aspectos ASGI em suas práticas de negócios e nos desafios para a convergência de sucesso econômico e impacto social positivo. Serão promovidos debates sobre o cenário macroeconômico atual, os aspectos considerados na revisão das Políticas de Investimentos das EFPCs e aspectos jurídicos importantes para o fortalecimento da indústria dos fundos de pensão.
O evento contará com a presença de aproximadamente 350 convidados presencialmente e reunirá as principais lideranças das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPCs), assim como presidentes de conselho de administração e CEOs de empresas, gestores de recurso e de bancos de investimento, instituições representativas do mercado de capitais e órgãos reguladores. Também estarão presentes conselheiros eleitos com apoio institucional da Previ e dos demais fundos de pensão em suas empresas participadas.