Fonte: Info Money | Página: Online| Seção: Notícias | Imagem: Reprodução Internet| Data: 30/06/22
Planos suspensos têm 1,45 milhão de beneficiários
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) suspendeu temporariamente a venda de 70 planos de saúde, de oito operadoras diferentes, diante das reclamações dos clientes no 1º trimestre deste ano. As empresas mais afetadas são a Amil, com 42 planos (60% do total), e a Unimed Rio, com 12.
As outras sancionadas foram: Unimed Norte/Nordeste (1 plano), Unimed Vertente do Caparaó (1), Biovida (1), Esmale (3), Santo André (6) e Saúde Brasil (4). A proibição foi anunciada na segunda-feira (27) e vale a partir desta quinta-feira (30).
Procurada pelo Infomoney, a Amil afirmou que teve tantos planos suspensos de uma única vez devido à venda de parte da sua carteira de clientes para a APS (que chegou a ser efetivada no começo de 2022, mas depois suspensa e cancelada pela ANS).
A empresa disse também que o aumento de notificações ocorreu por causa da reorganização de prestadores de medicina diagnóstica e extensiva a grande parte de seus clientes individuais e empresarias, ocorrida no fim de 2021.
“Embora as substituições tenham ocorrido integralmente dentro dos parâmetros da ANS, a mudança demandou um período de estabilização no uso de serviços por parte dos beneficiários, impactando as notificações”, disse a empresa (veja ao final deste texto a íntegra do comunicado da Amil).
A ANS diz que os planos suspensos têm 1,4 milhão de beneficiários (1.453.044 vidas), mas garantiu que os atuais clientes não serão prejudicados e poderão usufruir do serviço normalmente. Já as vendas só poderão ser retomadas quando as operadoras apresentarem melhora no desempenho assistencial.
A agência também liberou a comercialização de 4 planos de 3 operadoras que estavam suspensos: da Unimed Manaus, da Unimed Vertente do Caparaó e da Santo André (veja abaixo a lista completa com todos os 70 planos com comercialização suspensa e os 4 liberados).
Monitoramento do atendimento
Para decidir pela suspensão temporária (e liberação) da comercialização dos planos, a agência reguladora diz ter levado em consideração mais de 37 mil reclamações registradas entre 1º de janeiro e 31 de março deste ano.
O monitoramento da garantia de atendimento da ANS acompanha o acesso dos usuários de planos de saúde às coberturas contratadas e analisa as reclamações sobre descumprimento dos prazos máximos para consultas, exames e cirurgias e negativas de cobertura assistencial.
A agência diz que os planos de saúde que deixam de apresentar risco à assistência à saúde dos clientes são liberados para retomar a comercialização. A lista completa dos planos suspensos (e dos que tiveram a comercialização liberada) pode ser vista abaixo e acessada no site da ANS.